quarta-feira, 3 de abril de 2013

Poesia : Muito além do dito!


Uma semana dedicada às relações entre literatura e outras linguagens

Dois eventos marcam um tempo para a prática e a reflexão sobre Literatura e  expressão poética em outras linguagens esta semana no Recife. O primeiro é o lançamento do livro “Poesia, Mesa de Bar e Goles Decadentes”, de Camilo Soares, no dia 4 de abril, no Espaço Mamulengo. Em seguida, acontece a MostraSESC de Literatura e Oralidades, promovida pelo Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do SESC Santa Rita, com vasta programação na Livraria Cultura do Paço Alfândega, de 5 a 7 de abril.
Miró por Camilo Soares

Poesia, Mesa de Bar e Goles Decadentes” transita entre a vida e a obra dos poetas Miró da Muribeca, Zizo e Erickson Luna, entre fatos e poesia, jornalismo e literatura. O autor aborda a poesia marginal com respeito, mas sem romantismo, executando um mergulho profundo em universo de luta, criação, drogas e dor. O livro ainda conta com um pequeno ensaio fotográfico sobre os poetas, realizado durante os encontros com o autor.
Escrito em 2001, foi apresentado como projeto de conclusão de curso por Camilo Soares atualmente fotógrafo e professor de Cinema da UFPE. Segundo o doutor em Letras pela UFPE André Telles do Rosário, o livro é um “relato ao mesmo tempo poético e jornalístico, um pouco da vida e da arte destes poetas, desde suas formações como artistas da palavra durante os anos 70 e 80, até o reconhecimento e a inserção inconteste de suas obras no panorama da cultura pernambucana, nos anos 90 e 2000”.
Para o lançamento, está prevista a presença de André Telles do Rosário, que irá apresentar o livro. Em seguida, haverá bate-papo entre o autor e os poetas Zizo e Miró mediada pelo jornalista André Dib. A noite continua com microfone aberto à poesia.
Literatura & Oralidades
De quantas incontáveis formas a poesia se oraliza? Com quantas linguagens, formas de expressão, a poesia pode contar? E quando nem palavras a poesia tem?
Muito além do recital, a palavra se cala na boca e solta o verbo no gesto, na performance. E quando o ritmo insinuado nos versos toma corpo, a poesia vira música. E quando já nasce música, é repente, é RAP (ritmo e poesia, do inglês “Rhythm and poetry”).
Quantas perguntas a serem respondidas! E quantos especialistas convidados para o diálogo! Bráulio Tavares e Lirinha, Astier Basílio e Zé Brown, Maria Alice Amorim e Siba Veloso, André Telles e Biagio Pecorelli, além de uma bela conversa com Chico César.
Uma boa provocação já foi lançada por Biagio Pecorelli, quando conceituou a sua trans(ins)piração: “... um poema é, antes de uma obra, um vestígio, uma marca, a prova de que um corpo, num espaço-tempo, se empenhou. Um poema nasce do gesto dos dedos de uma mão de um corpo abalado no cosmo. O próprio gesto que quer dar origem ao poema é o poema, se o pensamos à luz da performance”. 

Biagio Pecorelli por Déborah Graraná

A fim de deslindar essas interfaces entre literatura e oralidades, além das conversas, haverá cantoria com Edmilson Ferreira e Antonio Lisboa, apresentação de Clécio Rimas e Junior Baladeira, Mestre João Paulo, Miró e Luna Vitrolira, e Mesa de Glosas com apresentação Marcos Passos.
SERVIÇO
Lançamento do livro Poesia, Mesa de Bar e Goles Decadentes - Descaminhos de três poetas marginais do Recife
De Camilo Soares
Lançado pela Nektar- Editora Experimental da UFPE
Espaço Cultural Teatro Mamulengo
Praça do Arsenal - Bairro do Recife
04 de abril, às 19h
Fone: 3224.1500

MOSTRA SESC DE LITERATURA E ORALIDADES 
Local: Livraria Cultura Paço Alfândega
05 a 07 de abril de 2013
Programação:
SEXTA-FEIRA (5)
19h - Cantoria com Edmilson Ferreira (PI/PE) e Antonio Lisboa (RN/PE)
19h40 - Um dedo de prosa e de viola, uma conversa entre Bráulio Tavares (PB/RJ) e Lirinha (PE/SP). Mediação de Lourival Holanda (PE)
SÁBADO (6)
16h - Do Repente ao Rap, uma conversa entre Astier Basílio (PB) e Zé Brown (PE)
17h30 -  Apresentação de Clécio Rimas (PE) e Junior Baladeira (PE)
18h - Hora da merenda
18h20 -  Apresentação de Mestre João Paulo (PE)
19h - Poéticas de Tradição Oral, uma conversa entre Maria Alice Amorim (PE) e Siba Veloso (PE/SP)
DOMINGO (7)
15h -  Apresentação de Miró (PE) e Luna Vitrolira (PE)
15h30 - Poéticas do Corpo: no fio da oralidade, uma conversa entre André Telles (SP/RJ) e Biagio Pecorelli (PE/SP)
17h - Hora da merenda
17h30 - Mesa de Glosas - Apresentação Marcos Passos (PE). Com Caio Meneses (PE), Genildo Santana (PE), Gonga Monteiro (PE), Kerlle de Magalhães (PE), Maciel Correia (PE), Thiago Martins (PE) e Zé Adalberto (PE)
19h - Uma conversa com Chico César (PB)

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial